Como saber se minha Declaração caiu na malha fina?

Após enviar sua declaração do imposto de renda, ela será processada pelo sistema de inteligência artificial da Receita federal para comparar os dados que você enviou na declaração com as informações que contam na base de dados do fisco em busca de erros e inconsistências ou fraudes.

1 – Consultar sua restituição

Malha Fina Imposto de Renda

Para você que aguarda o pagamento da restituição uma dica interessante está em fazer uma consulta na Receita Federal sobre sua Restituição do Imposto de Renda.Se após a consulta a resposta for de que “sua Declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação: processada – em fila de restituição”.

Observe que a resposta do sistema informa que sua declaração já foi processada, se após o processamento não houver nenhuma pendência ela então é encaminhada para a fila de restituição onde aguarda a liberação de recursos para o pagamento ser efetuado. Significa dizer que até a data da consulta sua declaração não está na malha fina, porém a qualquer momento ela poderá voltar a ser analisada se alguma evidência nova surgir.

Porém, se você aguarda sua restituição e após a consulta a resposta for apenas que “sua Declaração está na base de dados da Receita Federal” então significa que ou ela continua em processamento, ou caiu na malha fina. Se sua declaração está na fila de restituição significa dizer que nenhuma objeção foi encontrada, pois se estivesse na malha fina sua declaração não estaria na fila de restituição.

2 – Ter a conta GovBR ao nível prata ou Ouro.

Para saber a situação da sua declaração perante o fisco e verificar se caiu na malha fina o primeiro passo é ter a conta GovBR ao nível ouro ou prata, pois caso contrário você não terá acesso ao portal e-CAC da Receita Federal para verificar as informações. Então primeiro verifique o nível de sua conta GovBR.

Se ainda não possui o aplicativo baixe o GovBR para Android ou Ios e verifique qual o nível de acesso. Caso seja nível bronze, faça o reconhecimento facial e se você já tiver a biometria recolhida junto à justiça eleitoral você já passa para o nível ouro ou acesse a opção de verificação pela conta do seu banco no aplicativo GovBR e siga as instruções.

3 – Acessar o portal e-CAC da Receita Federal

Ao acessar o Portal e-CAC da Receita Federal selecione a opção de acesso pelo GovBR em “Entrar com GovBR”. Insira seu CPF e depois em continuar. A seguir entre com sua senha GovBR e confirme, então você será direcionado ao portal e-CAC e no menu lateral esquerdo selecione a opção Meu Imposto de Renda e você será redirecionado para a página do Imposto de Renda.

Malha Fina declaração de imposto de renda

Na parte esquerda da tela aparecerão os últimos cinco exercícios anteriores ao ano atual. Caso sua declaração conte como processada tendo o símbolo verde como na imagem acima significa que está tudo ok com sua declaração.

opões do Irpf portal e-CAC Malha Fina

Selecione a opção “Pendências de Malha” e se caso houver alguma pendência será mostrada quais pendências foram encontradas em sua declaração. Em sua maioria são erros de digitação, números de CPF ou CNPJ errados, a falta de uma fonte de rendimento que você não incluiu, enfim os motivos podem ser bem variados.

Caso sua declaração esteja com pendências de malha será necessário enviar uma declaração retificadora para corrigir a declaração enviada anteriormente. Caso a correção não seja efetuada antes de receber a intimação da Receita Federal pelos correios, você será obrigado a comparecer a uma unidade da Receita federal para corrigir as informações e apresentar todos os documentos e comprovantes de pagamentos referentes aos gastos apresentados.

Para aqueles que enviaram sua declaração e caíram na malha fina, entre em contato com o contador por meio do WhatsApp e faça um orçamento sem compromisso quanto ao seu caso. Teremos o imenso prazer em atender você.

Sobre Richardson Serra Contabilidade

Richardson Serra Araújo é um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão sob o número MA – 015776/O-4 e pai de um filho autista adolescente verbal que luta em prol da informação ao contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?