Prova de vida INSS 2023
O que é prova de vida e o que mudou.
A prova de vida é uma forma de se comprovar que o beneficiário continua vivo e deve ser feita anualmente. Até 2022 essa comprovação de vida acontecia através das agências bancárias. A partir de 2023 a forma de comprovação de vida mudou.
Se anteriormente cabia ao beneficiário fazer a prova de vida, agora essa tarefa caberá ao INSS. Para isto, o órgão visou integrar seus sistemas aos demais sistemas do governo para permitir que o próprio órgão público possa comprovar se tal segurado está de fato vivo.
Em 2023 passam a ser válidos como prova de vida:
- O acesso ao aplicativo MEU INSS com a conta gov.br nível ouro;
- A realização de empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;
Por meio de Atendimento:
- No sistema público de saúde ou rede credenciada;
- Perícia, médica, telemedicina ou presencial;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastro em órgão de trânsito, ou segurança pública;
- Ao atualizar o Cadastro Único, somente quando feito pelo responsável pelo grupo.
- Ao exercer o voto nas eleições;
- Emissão ou renovação de passaporte, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de motorista, ou quaisquer outros documentos oficiais que necessitem de atendimento presencial ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do benefício por meio de reconhecimento biométrico;
- Ao efetuar a declaração do Imposto de Renda, seja como titular ou dependente;
O INSS informa em sua portaria que se nenhum dos meios acima citados a serem utilizados tiver êxito o beneficiário será então notificado para comparecer a uma agência do INSS para poder fazer a prova de vida.
Como posso fazer a prova de vida?
A partir de 2023 você não é mais obrigado a ir ao banco fazer a prova de vida. O INSS é que se encarregará de fazer a sua prova de vida coletando como evidências de prova de vida os eventos relatados acima.
A iniciativa do INSS é simples, integrar seus sistemas aos de outros órgãos públicos, sejam federais, estaduais ou municipais e assim fazer um cruzamento de dados.
Dessa forma, o INSS pode fazer a verificação online e confirmar que o beneficiário está vivo. O maior objetivo é justamente evitar fraudes, que constantemente acabam aparecendo nos jornais pelo país.
Ao invés de exigir que o beneficiário vá ao banco fazer prova de vida, o INSS passa a considerar como prova de vida os atendimentos citados acima. Ou seja, você pode usar sua conta gov.br nível ouro para fazer sua prova de vida, poderá ir ao banco sacar seu benefício usando sua digital, ou mesmo ao se vacinar.
Portanto, não se preocupe em efetuara prova de vida, pois como você leu acima, há várias coisas aceitas como prova de vida. Simplesmente o INSS passa a utilizar tais eventos como prova de vida e em último caso poderá solicitar seu comparecimento a uma agência.
Sobre Richardson Serra Contabilidade.
Richardson Serra Araújo é um contador registrado no Conselho regional de Contabilidade do Maranhão sob o número MA – 015776/O-4 e devidamente habilitado para o exercício contábil. Também é pai de um adolescente autista que busca através do blog trazer informações úteis a todo cidadão e assim oferecer aqui seus serviços. Em caso de dúvidas ou se desejar atendimento sem compromisso envie sua mensagem para nosso WhatsApp.
Índice
Toggle